O que precisa de saber para estar no Facebook

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O fenómeno Facebook é incontornável. Mais de 1000 milhões de pessoas no mundo já o usam e em Portugal, 90% das pessoas com acesso à Internet, têm conta na maior rede social do mundo. A história nunca viu nada parecido. Por isso, o seu negócio deve estar no Facebook da forma mais inteligente possível. Aqui ficam algumas dicas:

Imagens: Se partilhar um site, faça print screen da página acompanhado do respetivo link e descrição, desta forma vai conseguir atrair mais visitas. Se possível produza imagens tratadas no photoshop e coloque na descrição um url shortner (bit.ly) para fan-gate ou outro sítio. Sabia que 93% dos conteúdos mais virais, são fotos? Pode obter milhares de imagens gratuitas em: www.vascomarques.net/imagens

Fan-gate: Crie uma imagem apelativa para uma fan-gate (o utilizador tem de ser tornar fã para ver o conteúdo), indicando claramente a oferta. Pense… de certeza que tem algo interessante que os seus potenciais fãs querem muito. Pode usar um site social media de modo a disponibilizar esse recurso. A aplicação www.woobox.com é das mais interessantes para este objetivo.

email+fã: Ganhar um fã pode não ser suficiente, o e-mail também é importante. Para isso crie uma fan-gate com imagem apelativa, mas em vez de aparecer a oferta quando se torna fã, coloque o formulário da sua newsletter (e-goi, feedburner, aweber, etc), onde o fã irá receber o link com oferta na confirmação de inscrição. A newsletter é uma ferramenta ainda muito importante. Pode criar uma conta gratuita em: http://bit.ly/emailegoi

Integração
Site: Adicione a caixa gosto, botões addthis, registo pelo facebook, comentários ou o plugin do facebook para wordpress. Sabia que pode vender produtos digitais por um like? Basta utilizar plugins para que o utilizador tenha de clicar no gosto para conseguir fazer download do seu site, atraindo assim milhares de visitas.

Loja: Crie uma loja no wordpress (ou outro gestor de conteúdos – CMS) com um tema responsive (que se ajusta aos dispositivos e resoluções). Integre num separador do facebook, ficando com uma loja na sua página. Assim fica centralizada no seu site, mas irá funcionar no facebook, mobile, tablets, etc.

Social media: Existem muitos sites social media que são pouco conhecidos e merecem ser explorados. Aqui ficam algumas sugestões que tanto pode utilizar nos separadores da página como publicar no mural: issuu, coveritlive, cooliris, prezi, scribd, slideshare, google forms, docs, calendário, maps, box.net, ustream e soundcloud. Aproveite e faça publicidade gratuita no youtube com link para fan gate incluindo formulário para newsletter.

Mobile
Tem site mobile? Qual a percentagem de visitas mobile? Em 2013 haverá mais acessos via mobile do que pelo PC. E em Portugal o número de smartphones já está em metade da população. Do que está à esperar para tornar o seu negócio mobile?

Site: Crie site mobile. Pode usar um tema responsive, instalar plugins para criar site mobile ou recorrer a serviços de conversão. Crie o seu site mobile gratuito em www.howtogomo.com

Landing page: Também é fundamental ter uma página de destino otimizada para telemóveis. Já imaginou quando envia uma campanha de SMS? Ou se partilha uma promoção no Facebook, sendo que 60% dos utilizadores que vão clicar, provavelmente estão a aceder por um smartphone? Crie uma landing page para cada campanha nova aqui, simples e sem custos: http://sites.google.com/mobilize
Nenhuma destas dicas implica investimento necessariamente, embora seja recomendável para ter ainda melhores resultados. Comece agora, implemente e acompanhe as métricas.

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